sábado, 27 de junho de 2015

Seminário Linguagem e Sociedade

O SEMINÁRIO Linguagem Sociedade, organizado pelo Grupo de Estudos Discurso, Identidade e Prática Social (GEDIP - PROTEXTO - PPGL/UFC), tem por objetivo socializar pesquisas que analisem o discurso em situações de assimetria de poder.  


No dia 25 de junho, ocorreu o primeiro encontro,  mediado pela profa. Dra. Izabel Magalhães,  com a presença do prof. Dr. Décio Bessa e da profa. Dra. Maria Socorro de Oliveira. 

Para contextualizar a palestra "Letramentos, Sociedade e Modernidade: Desafios para a formação do docente", a profa. Dra. Socorro de Oliveira afirma " Nos dias atuais, o que as pessoas fazem com o letramento e o modo como este é formatado tem sido largamente afetado pelo processo de globalização, pelas exigências de uma economia altamente competitiva, pelos meios de comunicação de massa e, naturalmente, pelo aparecimento da internet, vista como elemento central no fluxo e acesso da informação.".



O prof. Dr. Décio Bessa situa  "Discurso e Situação de Rua" a partir da seguinte proposição: " A indissociabilidade entre linguagem e sociedade torna-se evidente nas opções linguísticas para se tratar da problemática social: o paradoxo da desigualdade em nosso país e sua naturalização permite o paradoxo da naturalização de se 'morar' na 'rua'".

Reafirmando a necessidade de estudos linguísticos preocupados com as relações de poder, o seminário trouxe grandes contribuições para os/as pesquisadores/as presentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário