quarta-feira, 21 de maio de 2014

Conferência MundiaIASS/2014 ocorrerá na Bulgária


A Conference Multimodal, Multicodal, and Multisensorial Semiosis [Section of: Semio2014 - 12th World Congress of the IASS/AIS] deverá ocorrer entre os dias 16 e 20 de setembro de 2014, na New Bulgarian University, que fica na capital da Bulgaria, em  Sofia.


Esta seção da Conferência Mundial aborda de forma interdisciplinar modalidades de semiose ( Kress 2010), estudos de cinema ( Bate-man/Schmidt 2011 ) e da análise geral de documentos multimodais ( Bateman 2008, Jewitt 2009).

Veja mais: 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

V Conferência CADAAD em Budapeste



Deverá ocorrer nos dias 1 a 3 de setembro de 2014, em Budapeste-Hungria, a V Conferência de Abordagens Críticas Internacionais à Análise do Discurso em todas as disciplinas (Cadaad).


Veja link: http://cadaad.net/cadaad_2014





domingo, 18 de maio de 2014

GELCO deverá ocorrer na Universidade Estadual de Goiás



O Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) realizará neste ano de 2014, na Universidade Estadual de Goiás, na Cidade de Goiás, nos dias 27, 28 e 29 de agosto, o I Encontro Internacional e o VII Encontro Nacional, com o tema Estudos da Linguagem no Centro-Oeste em perspectiva de internacionalização.

A data limite pra o envio de resumos de pôsteres e comunicações foi dia  15 de maio. O pagamento poderá ser efetuado (sócios e novos sócios) até 10/07/2014, mas este é o último prazo.

Defesa de tese de Lissa Fontenele (do GEDIP)

A aluna Lissa Mara Fontenele (do GEDIP), defendeu, no dia 26 de fevereiro de 2014, às 9 horas, a tese "O novo contexto da educação especial: uma pesquisa etnográfico-discursiva sobre identidades profissionais e maternas".






RESUMO



A implantação dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEEs) pelo governo ocasionou mudanças nas identidades profissionais da equipe multiprofissional, e reconfigurou as identidades maternas. Os profissionais e as profissionais das diversas áreas que antes prestavam atendimento de forma isolada tiveram que desenvolver um trabalho conjunto. Nesse contexto, as identidades profissionais foram sendo reconstruídas e influenciadas, em grande parte, pelas práticas de letramento das diversas áreas profissionais presentes nos centros. Quanto às mães, viram diante de si o desafio de terem que matricular seus filhos e filhas na escola regular a fim de continuarem a ter direito aos atendimentos da equipe multidisciplinar. Isso foi fonte de grande ansiedade e insegurança, visto não considerarem o modelo da escola regular atual apropriado às suas crianças. Para pesquisar sobre identidades, adoto nesta tese a Teoria Social do Letramento (BARTON; HAMILTON, 1998; BARTON, 2009), que entende o letramento como um conjunto de práticas sociais que têm relação direta com valores e crenças existentes nas diversas comunidades e grupos sociais e que estão, assim, intimamente relacionadas às identidades das pessoas. Adoto também a proposta teórico/metodológica de Gee (2000 – 2001, 2003) de análise das identidades em contextos educacionais. Além disso, a abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003), fornece subsídios para o estudo das identidades a partir de duas categorias, a saber: o Significado Representacional (Discursos) e o Significado Identificacional (Estilos). Por meio da pesquisa etnográfica reflexiva, os dados indicam a existência de uma assimetria de poder nas relações entre os profissionais e as profissionais oriunda, em sua maioria, da predominância dos letramentos da área da saúde em detrimento aos letramentos relativos à área educacional, o que acaba por afetar, de forma negativa, os atendimentos. Ao considerar as concepções e representações das mães em torno do letramento, foi possível perceber como esses aspectos foram importantes na formação de suas identidades maternas no sentido de serem parâmetros que pautam suas escolhas em relação a que atendimentos são apropriados ou não para seus filhos e filhas.


Professora Maria Izabel Magalhães é homenageada



A obra “Contribuições da Análise de Discurso Crítica no Brasil: Uma Homenagem à Izabel Magalhães”, organizada por Denise T. B Sato  e  José Ribamar Lopes Batista Júnior, publicada em  2013 pela Editora Pontes com o apoio do Programa de Pós-graduação em Linguística de Brasília, tem 402 páginas divididas em quatro partes, além do prefácio – escrito pelo professor doutor Kanavillil Rajagopalan-, da apresentação e da nota final, com uma breve apresentação dos autores, todos/as alunos/as e ex-alunos/as da professora, além de colegas e interessados na Análise de Discurso Crítica (ADC).

O homenagem realizada através da publicação dos 16 artigos só vem fortalecer a história da pesquisa em ADC no Brasil.

Obrigada, Professora!


GEDIP apresenta resultados de pesquisas no GELCO


O Grupo de Estudos de Discurso, Identidade e Práticas Sociais (GEDIP) continua pesquisando, sob a orientação da profa. Izabel Magalhães. Agora, em 2014, com a integração de novos membros novas pesquisas foram realizadas. Como resultado dos encontros do primeiro semestre, Ana Paula Rabelo, David de Oliveira, Claudênia Lemos, Igor Silveira e Rebeca Sales irão apresentar trabalho no GELCO (Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste), que deverá ocorrer em agosto de 2014, na Universidade Estadual de Goiás (UEG).